A touca cirúrgica é um elemento essencial dentro do armário cirúrgico, pois actua como uma barreira protectora que impede a possibilidade de contacto entre a equipa médica e o paciente e as áreas expostas do paciente.

Além de servir como barreira contra microorganismos que florescem no cabelo, também protege contra o suor produzido na testa, sendo o seu uso obrigatório para todo o pessoal que entra numa sala de cirurgia.

Para evitar qualquer tipo de contaminação biológica, a touca cirúrgica deve seguir diretrizes de uso muito rigorosas: deve ser corretamente ajustada para cobrir todos os cabelos, incluindo a franja e as orelhas; cabelos longos devem ser puxados para trás com um elástico e o hábito de usar uma touca dupla para “proteger” o penteado deve ser evitado. A tampa é um elemento de protecção tanto para o paciente como para o pessoal de saúde. A tampa de um cirurgião protege o cabelo de problemas secundários, tais como a presença de humidade e de equipamento electrocirúrgico no interior da sala de operações.

As toucas cirúrgicas, assim como todo o vestuário médico, têm sofrido uma evolução ao longo do tempo tanto em termos de protecção como de estética, podemos agora encontrá-las feitas de diferentes materiais, tecidos de alta tecnologia, esterilizados, repelentes de água, com um número infinito de estampas, formas, etc.

Existem diferentes modelos de toucas cirúrgicas: descartáveis, tecido, toucas de cabelo comprido, bandana, etc. No post de hoje, explicamos como é cada um deles.

TIPOS DE TOUCAS CIRÚRGICAS

Tampa descartável: Este é provavelmente o tipo de tampa cirúrgica mais utilizado porque reduz significativamente o risco de contaminação devido à sua natureza de desgaste e ao seu baixo custo económico. É utilizado por médicos e dentistas como uma peça de vestuário de protecção e isolamento para diferentes actividades como a cirurgia, limpeza, etc. Há chapéus de sala de cirurgia descartáveis de diferentes materiais, cores e pesos. Como são de um só tamanho, geralmente são grandes, o que garante que o cabelo esteja completamente coberto, sem causar desconforto ao pessoal médico. Normalmente têm uma textura suave e uma borda elástica que permite o ajuste fácil do tamanho da touca para qualquer pessoa.