As máscaras antivírus protegem, em particular, do pó, vírus e bactérias que você pode inalar através do ar que respira, e são eficazes para a protação de coronavírus, mas apenas aquelas certificadas com filtro FFP2 ou FFP3. No momento a disponibilidade de máscaras FFP2 e FFP3 é limitada, mas veja abaixo quais máscaras estão disponíveis para venda on-line hoje (vários tipos, especificações e capacidade de filtragem, leia as características e escolha a máscara certa):



Petxt 10pcs Safety KN95 FFP2/PM2.5,Com válvula de respiração Adequado para muitas ocasiões, Homem e Mulher adultos Equipamento de protecção pessoal



KN95 Mask Self-Priming Filter Máscara Respiratória Antiparticulada Tipo de Filtro Padrão



10 x 3M Filtros Faciais Protectores Resistentes a Salpicos Tipo II Quatro Camadas

.

O sistema de classificação de máscaras é composto pelas três classes de FFP, que é uma abreviatura para “máscara filtrante” ou “máscara facial”. Estes são compostos por diferentes tipos de materiais, que permitem uma boa filtragem e a sua utilização é obrigatória em diferentes ambientes de trabalho, especialmente nos contextos em que existem concentrações de pó, fumos e/ou aerossóis, que podem causar danos à saúde.

CONTRA O QUE AS MÁSCARAS ANTI-VÍRUS PROTEGEM?

A classificação das máscaras antivírus deriva da perda total e filtragem de certos tipos de partículas até 0,6 de tamanho e dividem-se basicamente em FFP1, FFP2 e FFP3 (estes dois últimos são eficazes para a protecção contra o Coronavírus e outros vírus). Estas três classes de proteção oferecem uma tela para diferentes tipos de concentrações de substâncias nocivas. Em geral, a menos que especificado pelo fabricante, todas as máscaras são descartáveis e, uma vez removidas, devem ser descartadas com segurança e NÃO podem ser reutilizadas.

Mas agora vamos analisar os diferentes tipos.

O FFP1 oferece proteção contra poeira não fibrogênica. Estes tipos de pó podem ser prejudiciais à saúde, pois podem causar irritação das vias respiratórias, para além de poderem causar odores incómodos. Eles NÃO são adequados para a proteção do Coronavirus.

As máscaras FFP2 são muito eficazes e protegem contra um maior número de elementos, incluindo vírus, poeiras, fumos e aerossóis. Estes tipos de partículas podem ser fibrogénicas, um termo técnico para aqueles elementos que causam irritação ao sistema respiratório. São eficazes para a protecção contra o coronavírus. Veja as máscaras disponíveis online (vários tipos e especificações, escolha a que mais lhe convém lendo a descrição):

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *